sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mário Quintana

                                   Canção do dia de sempre
Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas..




                                       O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa. 
Quando se vê, já são seis horas! 
Quando de vê, já é sexta-feira! 
Quando se vê, já é natal... 
Quando se vê, já terminou o ano... 
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida. 
Quando se vê passaram 50 anos! 
Agora é tarde demais para ser reprovado... 
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio. 
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas... 
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo... 
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo. 
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz. 
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.


                                          
                               Canção do dia de sempre

Tão bom viver dia a dia...
A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos
Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,
Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos
Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:
Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,
Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança
Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...



terça-feira, 12 de junho de 2012

Frases para reflexão:




1 ...não importa o quanto eu me importe,  certas pessoas, simplesmente não se importam;

2 ...não importa quão boa seja uma pessoa, ela  vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso;

3 ...falar pode aliviar as dores emocionais;

4 ....levam anos para se construir confiança e  apenas segundos para destruí-la;

5 ...as verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias;

6 ...você pode fazer coisas em um instante das  quais se arrependerá pela vida inteira;

7 ....o que importa não é o que você tem na  vida, mas quem você tem na vida;

8 ...bons amigos são a família que nos  permitiram escolher;

9 ...não temos que mudar de amigos se compreendermos que os amigos mudam;

10 ...as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa;

11 ...devemos deixar sempre as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos;

12 ...as circunstâncias e o ambiente tem  influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos;

13 ...não devemos comparar com os outros mas com o melhor que podemos fazer;

14 ...não importa até onde cheguei mas para onde estou indo;

15 ...por mais delicado e frágil que seja algo, sempre existem os dois lados;
16 ....leva muito tempo para eu me tornar a pessoa que quero ser;

17 ....se pode ir mais longe depois de pensar que não se pode mais;

18 ...ou você controla seus atos ou eles o controlarão;

19 ...os heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências;

20 ....a paciência requer muita prática;

21 ...existem pessoas que nos amam, mas simplesmente, não sabem como demonstrar isso;

22 ....meu melhor amigo e eu podemos fazer qualquer coisa, ou nada, e termos bons momentos juntos;

23 ...algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que lhe ajudam a levantar-se;

24 ...há mais dos meus pais em mim do que eu supunha;
 
25 ...só porque alguém não ama do jeito que você quer que ela ame, não significa que ela não o ame com tudo que pode;

26 ...maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que se teve e o que você aprendeu com elas, do que quantos aniversários celebrou;

27 ...nunca se deve dizer à uma criança que sonhos são bobagens ou fora de cogitação.  Poucas coisas são mais  humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso;

28 ...nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém. Algumas vezes você tem que aprender a se perdoar;

29 ...não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.
30 ...embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim (Chico Xavier).

sábado, 9 de junho de 2012

LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - FUNDAMENTAL.

Mesmo antes da alfabetização as crianças devem ter acesso a todos os tipos de leituras, sejam livros, jornais, revistas, poesias.  Todo tipo de escrita é importante para que seja formado "um leitor".
A maioria das crianças em creches e pré-escolas tem o contato com a leitura através dos educadores, mas é importante que também manipulem os livros.
Existem tipos de leituras básicas: 

  • A roda de leitura - onde o educador lê para a turma, onde é preciso planejar a atividade, o clima criado é intencional. Sendo assim, deve-se preparar a entonação da voz, coletar as impressões das crianças, formuladas perguntas simples (de qual parte da história mais gostou, qual personagem preferido, qual provocou sentimentos, entre outras).
  • E a forma mais direta de contato com os livros, a leitura feita pelas próprias crianças, onde se desperta a imaginação. Cada contato com o mesmo livro ( por várias vezes)causa na criança diferentes leituras, pois a cada momento as histórias se transformam, se tornam mágicas.
ALGUNS ERROS COMUNS NAS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS:

  • Ignorar as opiniões das crianças;
  • Impor uma interpretação (colocar a visão do educador);
  • Substituir os livros por figuras ou fantoches (o livro é importante nesse momento);
  • Utilizar-se somente de clássicos (é necessário a apresentação de outros gêneros).

Dicas:
* Podem ser confeccionados livros de pano para os pequenos: com feltro, TNT ou tecidos de baixo custo; pense em uma história curta e de interesse dos pequenos, faça a construção somente com imagens (para creches) ou com escritas através de caneta para tecido. 
* Construção de fantoches com: colheres de pau, envelopes de papel, tnt, tecidos variados.


BOA LEITURA!!!







sexta-feira, 1 de junho de 2012

Alguns conceitos.

Rabisco - Vai além do lápis, papel, giz e pincel. Não acontece com a intenção de fazer bonito, expressivo. É o registro de um movimento.

Garatuja - Etapa intermediária. Começo da representação. Parecem coisas que não tem nada a ver com a intenção do educador.

Desenho - Pós garatuja. Início do grafismo. O desenho ganha vida, reflexos, percepções, sentimentos e pensamentos.


Expressões infantis na escrita.

Desenhos, rabiscos, garatujas, são formas de expressões infantis:
Até 12 meses:
Momento da exploração, provocação, estímulo. Deve-se incentivar a desenhar na massinha, na argila. Puxar, amassar, enrolar.
De 12 a 18 meses:
Iniciam-se as garatujas com traços meio desordenados no papel. Oferecer riscadores como: giz de cera carvão, areia, utilizar as mãos o pincel, bola de tênis e materiais como: papel, papelão, chão.
De 18 a 24 meses:
As garatujas se prolongam em movimentos de ir e vir e com com formas mais definidas, com maior ordenação.
De 24 a 36 meses:
Avanço nas garatujas, controle visual nos traços que está fazendo.
A partir de 36 meses:
A garatuja vai evoluindo para o desenho. Influência do meio que vive. Regularidades nos desenhos.

As fases segundo a teórica Marthe Berson:
Estágio vegetativo motor: traçado contínuo, sem que saia do papel. por voltas dos 18 meses.
Estágio representativo: traçado descontínuo, isoladas umas das outras. Comentários verbais.
Estágio comunicativo: vontade de escrever. Traçados com dentes de serra, imitando a escrita.