sábado, 28 de abril de 2012

ALGUMAS BRINCADEIRAS.

BATATA-QUENTE
Em roda, a criança deve sentar no chão. Uma delas deve iniciar a brincadeira com a bola na mão que, por sua vez, deverá ser repassada rapidamente, enquanto as demais cantam a seguinte música: Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou! Quem disser: "se queimou" e estiver com bolinha, sai da roda.
Aspectos trabalhados: coordenação e habilidade motoras.

MORTO OU VIVO
As crianças tanto podem ficar uma ao lado da outra em forma de fila quanto espalhadas pela área. Quando o mestre disser; "morto", todas devem se agachar. Quando disser "vivo" as mesmas deverão se levantar. Quem se atrapalhar com os comandos, sai da brincadeira. O último que sobreviver sem nenhum erra, além de ser o campeão, se tornará o novo mestre.
Aspectos trabalhados: coordenação motora, equilíbrio e concentração.

PASSA ANEL
As crianças se colocam lado a lado, com as mãos unidas. Uma delas é escolhida para passar o anel que já está entre as mãos. Então, ela vai passando de criança em criança, sem pular nenhum coleguinha, até deixar o anel nas mãos de um deles, que deverá se manter calado. No fim, ela ainda escolhe outra criança para lhe dizer com quem está o anel. se a mesma acertar, ela recomeça a brincadeira passando o anel novamente. se errar, a pergunta é repetida a outra criança.
Aspectos trabalhados: coordenação motora e concentração.

CONTINUE A HISTÓRIA:
Coloque as crianças sentadas em roda. Explique que você vai começar a contar uma história (de preferência inventada) e, em determinado momento, apitar, para que quem estiver à sua direita continuá-la, até ouvir o apito que soará logo após. Então, é a vez do coleguinha à direita prosseguir e, assim, consecutivamente, até a história chegar a você novamente, que deverá colocar um ponto final condizente com a mesma.
Aspectos trabalhados: Comunicação, expressão e imaginação.


Um comentário:

  1. Sem querer te achar,te achei amiga!!
    Vamos movimentar esse blog aí!
    Achei bom demais!

    ResponderExcluir