POR QUE TRABALHAR
COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Porque
trabalhar com
projetos é fascinante e surpreendente.
Fascinante
pela capacidade de envolver todo tipo de aluno.
E surpreendente por trazer embutido o germe do
inesperado.
O
trabalho com projetos possibilita a integração das áreas do conhecimento
evitando
a fragmentação. Propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à
criança
confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente
constituído,
caminhando assim, gradativamente, para a construção de conceitos
científicos.
Permite um trabalho amplo e flexível aumentando
significativamente
o repertório infantil o que possibilita a construção de novos
conhecimentos.
Gera possibilidades de uma aprendizagem significativa e
contextualizada.
No
processo de construção do conhecimento a interação entre as crianças é um
momento
muito importante, pois gera cooperação, socialização, conflitos,
discussão
de hipóteses, desenvolvendo as capacidades de ouvir o outro, falar,
refletir,
questionar e argumentar. Defendemos a ideia que a criança aprende
em
interação com o outro.
Trabalhar
com projetos significa dar aos alunos a oportunidade de aprender a
fazer
planejamentos com o propósito de transformar uma ideia em realidade. A
aprendizagem
se dá durante todo o processo e não envolve apenas conteúdos.
Através
do trabalho com projetos, as crianças aprendem a conviver, a negociar,
a
buscar e selecionar informações e a registrar tudo isso. E o resultado de um
projeto
pode ser uma ação ou um produto.
À
medida que a criança interfere no projeto, ela o faz através da sua história de
vida,
que está liga à história familiar, que traz consigo uma história do grupo a
que
pertence, que ainda está ligada à história de sua nação. Assim, a família se
envolve,
motivando, alimentando e ampliando o projeto com recursos diversos.
O
trabalho com projetos se concretiza como um processo criativo que possibilita
relacionar
ensino e aprendizagem de uma forma globalizada.
Fonte: PMPresidente Getúlio
Nenhum comentário:
Postar um comentário