sábado, 28 de abril de 2012

ATIVIDADES COM MÚSICAS DE LUIZ GONZAGA


Sugestões de atividades com algumas músicas:

-Respeita Januário: Enviar ficha de coleta de dados sobre a família das crianças;
Solicitar fotos dos familiares para montagem de cartazes;
Trabalhar valores: respeito,união, amizade, carinho, etc.
Ressaltar a importância do respeito aos mais velhos.

-A vida do viajante:Conhecer a história dos familiares, descobrindo suas origens;
Pode-se confeccionar uma árvore genealógica;
Pode-se conversar com as crianças sobre a questão do êxodo rural,as chegadas e partidas dos viajantes nordestinos.

-A B C do sertão: Conhecer as letras que formam seu nome, as palavras;
Observar o vocabulário nordestino.

- Festa do Milho: Plantio de milho e acompanhamento do crescimento até a colheita ( no Nordeste planta me  19 de março - dia de São José e colhe em 24 de junho - dia de São João); trabalhar as várias formas do milho (em espiga, pipoca, alimentação de animais, etc.); Realizar a semana do milho (confecção de livro de receitas, fazer algumas receitas para degustação.

- Madruceu o milho: Realizar a colheita do milho; correção ortográfica da letra da música.

-Guerreiro menino :gêneros;
Igualdade entre os sexos;
Trabalhar a questão do medo(meninos são educados para não sentirem medo); o choro(menino não chora) –pode-se usar o livro Menino Nito;

-Xote ecológico - meio ambiente: Conversar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, a poluição no ar, na água e na terra.
Conversar com as crianças sobre o que podemos fazer para diminuir a poluição.
Mostrar e deixar as crianças manusearem imagens da natureza e das conseqüências da poluição;
Fazer releitura da música.

-Frutos da terra:-Semana da alimentação
Trabalhar as frutas relacionando com os sentidos, manusear , cheirar, degustar, olhar.
Pesquisar as frutas típicas do nordeste;
Montar painéis comparando as frutas que consumimos no nosso dia a dia, e as frutas que normalmente são consumidas no nordeste.
Confeccionar um livro das frutas, através de pinturas e colagens feitas pelas crianças;
Fazer salada de frutas; Ouvir a música Salada de frutas –Xuxa.

-Assum preto- meio ambiente
Conversar sobre o cuidado com os pássaros, a terra, o ambiente em geral;
Trazer pesquisas sobre pássaros em extinção;
Fazer colagens em desenhos de aves;
Estimular o tato manuseando painéis com penas, e também passando-a pelo corpo das crianças.

-Ovo Azul-alimentação:
Degustação;
Conhecer a origem do alimento,de onde vem o ovo?
Conhecer os animais;
Montar um livro de texturas com formato de ovo, com cascas de ovo, penas, caixas de ovo, lixas, espumas, areia, etc..
Receitas com ovo;
Fazer fantoches dos animais da música e realizar um teatro.

-Forró das crianças-movimento:
Se movimentar, explorar os movimentos do corpo, dançar. Psicomotricidade.

-Vaca estrela e Boi fubá:
Ilustrar a música;
Confeccionar os personagens da música e realizar um teatro;
Alimentação: a origem dos alimentos, o leite e seus derivados; a carne bovina (que se consume na merenda escolar);
Receitas com leite e fubá (preparar um minguau);
Colagens com fubá, ressaltando as cores, o amarelo do fubá e o branco do leite.

-Nega Zefa -Consciência negra:
Trabalhar a questão racial (diversidade), etnia, diferenças- tipos de cabelo,tons de pele, tipos de beleza.
Fazer bonecos com traços étnicos diferenciados.
Livros: A ovelha rosa da dona Rosa, Chega pra lá, Menina bonita do laço de fita, O cabelo de Lêle, As tranças de Bintou, Que eu vou pra Angola, A cor do amor.
Recorte e colagem de figuras com etnias variadas;
Trabalho com espelhos, fotos, imagens de pessoas, sempre ressaltando a beleza de cada um.

-Lembrança da primavera:
Trabalhar as estações do ano;
Trabalhar as lembranças do passado;
Fazer exposição de fotos das crianças em vários estágios de crescimento;
Trabalhar a noção de tempo através das fotos;
Cantar músicas com tema de flores (EX. O cravo e a rosa, Vejo flores em você).
Montar um painel na sala com diferentes tipos de flores.
Plantar flores.
Fazer dobraduras de flores.

-Asa branca-
Pode –se trabalhar as questões ambientais, como o clima e a seca, comparando  nosso clima com o clima do sertão.

-Ovo de codorna-Alimentação; Degustação; Conhecer o animal.

-Homem da terra:
Trabalhar de onde vêm os alimentos, quem planta, como planta, e o percurso do alimento até a nossa casa.
Fazer receitas com as crianças;
Conhecer a vida rural;
Fazer uma horta (no pátio, caso não tenha espaço suficiente montar em jardineiras ou sapateira de nylon);

-Cartão de natal:
Atividades sobre o natal, colagens, pinturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário