Sugestões
de atividades com algumas músicas:
-Respeita Januário: Enviar ficha de coleta de dados sobre a família
das crianças;
Solicitar fotos dos familiares
para montagem de cartazes;
Trabalhar valores:
respeito,união, amizade, carinho, etc.
Ressaltar a importância do
respeito aos mais velhos.
-A vida do viajante:Conhecer a história dos familiares, descobrindo
suas origens;
Pode-se confeccionar uma árvore
genealógica;
Pode-se conversar com as crianças
sobre a questão do êxodo rural,as chegadas e partidas dos viajantes
nordestinos.
Observar o vocabulário
nordestino.
- Festa do Milho: Plantio de milho e acompanhamento do crescimento até a colheita ( no Nordeste planta me 19 de março - dia de São José e colhe em 24 de junho - dia de São João); trabalhar as várias formas do milho (em espiga, pipoca, alimentação de animais, etc.); Realizar a semana do milho (confecção de livro de receitas, fazer algumas receitas para degustação.
- Madruceu o milho: Realizar a colheita do milho; correção ortográfica da letra da música.
-Guerreiro menino :gêneros;
Igualdade entre os sexos;
Trabalhar a questão do
medo(meninos são educados para não sentirem medo); o choro(menino não chora)
–pode-se usar o livro Menino Nito;
-Xote ecológico - meio ambiente: Conversar sobre a importância do cuidado
com o meio ambiente, a poluição no ar, na água e na terra.
Conversar com as crianças sobre o
que podemos fazer para diminuir a poluição.
Mostrar e deixar as crianças
manusearem imagens da natureza e das conseqüências da poluição;
Fazer releitura da música.
-Frutos da terra:-Semana da alimentação
Trabalhar as frutas relacionando
com os sentidos, manusear , cheirar, degustar, olhar.
Pesquisar as frutas típicas do
nordeste;
Montar painéis comparando as
frutas que consumimos no nosso dia a dia, e as frutas que normalmente são
consumidas no nordeste.
Confeccionar um livro das frutas,
através de pinturas e colagens feitas pelas crianças;
Fazer salada de frutas; Ouvir a
música Salada de frutas –Xuxa.
-Assum
preto- meio ambiente
Conversar sobre o cuidado com os
pássaros, a terra, o ambiente em geral;
Trazer pesquisas sobre pássaros
em extinção;
Fazer colagens em desenhos de
aves;
Estimular o tato manuseando
painéis com penas, e também passando-a pelo corpo das crianças.
-Ovo Azul-alimentação:
Degustação;
Conhecer a origem do alimento,de
onde vem o ovo?
Conhecer os animais;
Montar um livro de texturas com
formato de ovo, com cascas de ovo, penas, caixas de ovo, lixas, espumas, areia, etc..
Receitas com ovo;
Fazer fantoches dos animais da
música e realizar um teatro.
-Forró das crianças-movimento:
Se movimentar, explorar os
movimentos do corpo, dançar. Psicomotricidade.
-Vaca estrela e Boi fubá:
Ilustrar a música;
Confeccionar os personagens da
música e realizar um teatro;
Alimentação: a origem dos
alimentos, o leite e seus derivados; a carne bovina (que se consume na merenda
escolar);
Receitas com leite e fubá
(preparar um minguau);
Colagens com fubá, ressaltando as
cores, o amarelo do fubá e o branco do leite.
-Nega Zefa -Consciência negra:
Trabalhar a questão racial
(diversidade), etnia, diferenças- tipos de cabelo,tons de pele, tipos de
beleza.
Fazer bonecos com traços étnicos
diferenciados.
Livros: A ovelha rosa da dona
Rosa, Chega pra lá, Menina bonita do laço de fita, O cabelo de Lêle, As tranças
de Bintou, Que eu vou pra Angola, A cor do amor.
Recorte e colagem de figuras com
etnias variadas;
Trabalho com espelhos, fotos,
imagens de pessoas, sempre ressaltando a beleza de cada um.
-Lembrança da primavera:
Trabalhar as estações do ano;
Trabalhar as lembranças do
passado;
Fazer exposição de fotos das crianças
em vários estágios de crescimento;
Trabalhar a noção de tempo
através das fotos;
Cantar músicas com tema de flores
(EX. O cravo e a rosa, Vejo flores em você).
Montar um painel na sala com
diferentes tipos de flores.
Plantar flores.
Fazer dobraduras de flores.
-Asa branca-
Pode –se trabalhar as questões
ambientais, como o clima e a seca, comparando
nosso clima com o clima do sertão.
-Ovo de codorna-Alimentação; Degustação; Conhecer o animal.
-Homem da terra:
Trabalhar de onde vêm os alimentos,
quem planta, como planta, e o percurso do alimento até a nossa casa.
Fazer receitas com as crianças;
Conhecer a vida rural;
Fazer uma
horta (no pátio, caso não tenha espaço suficiente montar em jardineiras ou
sapateira de nylon);
-Cartão de natal:
Atividades sobre o natal,
colagens, pinturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário