“O professor não ensina, mas arranja
modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".
descobrir. Cria situações-problemas".
(Jean Piaget)
"Não é possível refazer este país,
democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
(Paulo Freire)
”Ler não é decifrar, escrever não é
copiar".
(Emilia Ferreiro)
"Brincar com crianças não é perder tempo, é
ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los
sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para
a formação do homem”.
( Carlos Drummond de Andrade )
( Carlos Drummond de Andrade )
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
(Paulo Freire)
Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de
verão.
Mas no fundo isso não tem muita importância.
O que interessa mesmo não são as noites em si, são os
sonhos.
Sonhos que o homem sonha sempre.
Em todos os lugares, em todas as épocas do ano,
dormindo ou acordado.”“.
(Shakespeare)
“O professor pensa ensinar o que sabe, o que recolheu
nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o
que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender”.
(Affonso Romano de Sant’Anna)
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta,
que me insere
na busca, não aprendo nem ensino".
na busca, não aprendo nem ensino".
(Paulo Freire)
“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".
“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".
(Jean Piaget)
“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".
“Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".
(Guimarães Rosa)
“Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se
ensina e como se aprende".
“Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se
ensina e como se aprende".
(César Coll)
“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
“Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se
a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
(Paulo Freire)
“Não se pode falar de educação sem amor".
“Não se pode falar de educação sem amor".
(Paulo Freire)
“O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão".
“O profissional que não lê livros e revistas de sua especialidade é um charlatão".
(Lauro de Oliveira Lima)
“A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os
seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".
“A educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos os
seus poderes funcionando com harmonia e completa, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, se elevando do plano animal e continuaria a se desenvolver até sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal".
(Friedrich Froebel)
“Não devemos transformar a mediocridade em valor de vida".
“Não devemos transformar a mediocridade em valor de vida".
(Lauro de Oliveira Lima)
“Ler não é decifrar, escrever não é copiar".
“Ler não é decifrar, escrever não é copiar".
(Emilia Ferreiro)
"Um livro pode ser nosso sem nos pertencer. Só um
livro lido nos pertence realmente".
( Eno T. Wanke )
"De que adiantará um discurso sobre a
alegria se o professor for um triste?”.
(Artur da Tabula)
"Educar é de certo modo transformar um
animal humano em cidadão".
(Ferreira Goulart)
"O saber "entra" pelos sentidos e
não somente pelo intelecto".
( Frei Bato )
"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é,
assim, vida no sentido mais autêntico da palavra".
( Anísio Teixeira )
"Ao brincar com a criança, o adulto está
brincando consigo mesmo".
( Carlos Drummond de Andrade )
"As crianças têm uma sensibilidade enorme
para perceber que a professora faz exatamente o contrário do que diz".
( Paulo Freire )
"Nenhum ser humano é bastante perfeito para
ter o direito de matar aquele que considera como inteiramente nocivo".
( Gandhi )
"Procure ser um homem de valor em vez de
procurar ser um homem de sucesso".
( Albert Einstein )
"O coração da criança é campo favorável à
semeadura do bem"
"Se uma criança vive com aceitação e amizade aprende a encontrar o amor no mundo"
"Duvidar de tudo ou crer em tudo. São duas
soluções igualmente cômodas, que nos dispensam, ambas de refletir!”.
( Henri Paincore )
" O nascimento
do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de
amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do
pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em
ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de
sonhos."
( Rubem Alves ).
( Rubem Alves ).
" Os educadores precisam compreender que ajudar
as pessoas a se tornarem pessoas é muito mais importante do que ajudá-las a
tornarem-se matemáticas, poliglotas ou coisa que o valha.”.
(Carl Rogers)
Eliane
ResponderExcluirAs palavras destes mestres são sábias e elas devem fazer parte de nossas vidas.
Adorei!!!
Um forte abraço!
Cláudia