sábado, 9 de junho de 2012

LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - FUNDAMENTAL.

Mesmo antes da alfabetização as crianças devem ter acesso a todos os tipos de leituras, sejam livros, jornais, revistas, poesias.  Todo tipo de escrita é importante para que seja formado "um leitor".
A maioria das crianças em creches e pré-escolas tem o contato com a leitura através dos educadores, mas é importante que também manipulem os livros.
Existem tipos de leituras básicas: 

  • A roda de leitura - onde o educador lê para a turma, onde é preciso planejar a atividade, o clima criado é intencional. Sendo assim, deve-se preparar a entonação da voz, coletar as impressões das crianças, formuladas perguntas simples (de qual parte da história mais gostou, qual personagem preferido, qual provocou sentimentos, entre outras).
  • E a forma mais direta de contato com os livros, a leitura feita pelas próprias crianças, onde se desperta a imaginação. Cada contato com o mesmo livro ( por várias vezes)causa na criança diferentes leituras, pois a cada momento as histórias se transformam, se tornam mágicas.
ALGUNS ERROS COMUNS NAS CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS:

  • Ignorar as opiniões das crianças;
  • Impor uma interpretação (colocar a visão do educador);
  • Substituir os livros por figuras ou fantoches (o livro é importante nesse momento);
  • Utilizar-se somente de clássicos (é necessário a apresentação de outros gêneros).

Dicas:
* Podem ser confeccionados livros de pano para os pequenos: com feltro, TNT ou tecidos de baixo custo; pense em uma história curta e de interesse dos pequenos, faça a construção somente com imagens (para creches) ou com escritas através de caneta para tecido. 
* Construção de fantoches com: colheres de pau, envelopes de papel, tnt, tecidos variados.


BOA LEITURA!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário