A maioria das crianças em creches e pré-escolas tem o contato com a leitura através dos educadores, mas é importante que também manipulem os livros.
Existem tipos de leituras básicas:
- A roda de leitura - onde o educador lê para a turma, onde é preciso planejar a atividade, o clima criado é intencional. Sendo assim, deve-se preparar a entonação da voz, coletar as impressões das crianças, formuladas perguntas simples (de qual parte da história mais gostou, qual personagem preferido, qual provocou sentimentos, entre outras).
- E a forma mais direta de contato com os livros, a leitura feita pelas próprias crianças, onde se desperta a imaginação. Cada contato com o mesmo livro ( por várias vezes)causa na criança diferentes leituras, pois a cada momento as histórias se transformam, se tornam mágicas.
- Ignorar as opiniões das crianças;
- Impor uma interpretação (colocar a visão do educador);
- Substituir os livros por figuras ou fantoches (o livro é importante nesse momento);
- Utilizar-se somente de clássicos (é necessário a apresentação de outros gêneros).
Dicas:
* Podem ser confeccionados livros de pano para os pequenos: com feltro, TNT ou tecidos de baixo custo; pense em uma história curta e de interesse dos pequenos, faça a construção somente com imagens (para creches) ou com escritas através de caneta para tecido.
* Construção de fantoches com: colheres de pau, envelopes de papel, tnt, tecidos variados.
BOA LEITURA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário